Lentes de contato


As Lentes de Contato são pequenos discos de polímeros especiais usados para corrigir a miopia, a hipermetropia, o astigmatismo, a presbiopia e também para o tratamento de ceratocone. Além de contribuir para uma melhor visão, existem alguns modelos que podem proporcionar um novo visual, fazendo com que os olhos pareçam ter outra cor. 

O uso de Lentes de Contato é algo que exige cuidados específicos. Por isso, antes de prescrever as lentes de contato, o médico oftalmologista avalia o perfil do paciente, mede o grau de refração e a curvatura da córnea, analisa o filme lacrimal e detecta possíveis casos de infecção, como blefarite ou conjuntivites, por exemplo. 

Qualquer descuido com a higiene das Lentes de Contato pode ocasionar irritação ocular, conjuntivite alérgica, úlcera de córnea ou, até mesmo, cegueira. Higienizar corretamente as lentes de contato e seguir o prazo de validade é fundamental para a saúde ocular. 

A indicação de Lentes de Contato é um ato médico e só pode ser feita pelo oftalmologista (ato médico não se realiza em balcão de ótica).  Elas devem obedecer ao perfil topográfico da córnea e apresentar boa centralização e mobilidade adequada com o piscar dos olhos, pois lentes apertadas impedem a oxigenação da córnea, provocando morte das células e deformação.

Atualmente, existem lentes para diversas deficiências de refração. Confira:




Tipos de lentes de contato

são mais confortáveis devido ao seu tamanho. As lentes gelatinosas do tipo normal são indicadas para miopia e hipermetropia. As chamadas tóricas apresentam um formato diferenciado e são indicadas para astigmatismo regular.

semi-flexíveis e menores do que a córnea, são indicadas para qualquer tipo de grau no olho e exclusivas para Córneas doentes, como em casos de Ceratocone. Essas lentes podem ser de curvatura simples ou multicurvas, que se adaptarão melhor ao ceratocone.

ao contrário das outras lentes que se apoiam na córnea, as lentes esclerais se apoiam na esclera, que é a parte branca do olho (daí a origem do seu nome). São indicadas, principalmente, para indivíduos com córneas irregulares, olho seco e outras anomalias corneanas.

utilizadas para fazer o olho aparentar outra cor. Também ajudam em casos de leucomas (manchas brancas) de córnea, que proporcionam prejuízo estético. Assim como as lentes de grau, devem ser usadas apenas com acompanhamento do oftalmologista.


Informações

Para ter mais informações sobre Lentes de Contato, consulte o site da Sociedade Brasileira de Lentes de Contato.

Lembre-se: Essas informações visam esclarecer o público e não substitui a avaliação de um médico oftalmologista, que é o único profissional capacitado para realizar um diagnóstico preciso e indicar o tratamento adequado para cada caso. Portanto, não pratique a automedicação e procure sempre o seu médico.


Banner Especialidades 2


O QUE DIZEM
DEPOIMENTOS


A equipe do Horp me acolheu de forma espetacular. Eu usava óculos desde os 4 anos de idade, pois tinha 8 graus de miopia. Após uma cirurgia para colocar lentes refrativas, deixei de usar óculos. É uma cirurgia tranquila, assim como o pós-cirúrgico. Basta apenas tomar muito cuidado e fazer o que os médicos aconselham que dará tudo certinho! Muito obrigada a toda a equipe por me acolherem tão bem, serei eternamente grata por terem me ajudado a voltar a enxergar normalmente!

Juliana Adolfo Alaminos

Tenho maior carinho e admiração pelos médicos. Quando levo minha filha para uma consulta, fico observando a dedicação e o zelo apresentado pelo paciente. Minha filha, que mora em São Paulo, faz questão de ser consultada no Horp.

Milca Barbosa

O Horp é simplesmente maravilhoso. Os médicos sempre se mostram dedicados e amigos, além de apresentar muito conhecimento e investir em aparelhos tecnológicos. Parabéns, Horp, pelo seu comprometimento com as pessoas. Sou paciente desde meus 8 anos de idade e sempre fui muito bem atendida.

Janaína Morelli

Todos os médicos que já me atenderam foram maravilhosos. O primeiro médico que me consultei, percebeu minhas necessidades e me direcionou ao especialista certo, que teve paciência e muita atenção comigo. Recentemente, fui atendida por um médico na emergência, que se mostrou extremamente atencioso, gentil e dedicado. O Horp é 10! Agradeço muitíssimo essa equipe!

Messênia Cristina Munhato

Eu e toda minha família cuidamos dos nossos olhos no Horp há muitos anos. Sentimos muita empatia por todo corpo clínico, secretárias e demais funcionários. Na nossa opinião, o Horp merece todas as estrelas do céu porque sem seus médicos, nós não estaríamos enxergando-as tão reluzentes.

Ângela Perozim

Nunca tinha desenhado nada na minha vida, mas, pelo meu filho, faço tudo e mais um pouco. Então, criei um desenho para cada dia, incentivando meu pequeno a usar os protetores oculares. O tratamento de ambliopia vai acabar logo e, durante todos esses dias, vou desenhar cada tampão com muito carinho. Obrigada, equipe Horp, por todo a dedicação no tratamento do meu filho.

Tamiris Alves