21/11/2016 00:00:00

A saúde dos olhos começa pela boca

Além de manter a boa forma, alimentação saudável protege a visão


Certamente, os adultos faziam você comer frutas, verduras e legumes quando era criança (algumas vezes à força, não é mesmo?!). Um dos muitos argumentos para colocar cenoura, brócolis ou espinafre no prato é que eles melhorariam a visão. Quem tomou gosto por esses alimentos, se deu muito bem. Quem ainda faz cara feia e passa longe deles, é bom repensar esse hábito. Pesquisas comprovam que manter uma dieta rica nesses legumes, realmente, colabora para a saúde da visão.

Segundo a médica oftalmologista Miriam Alves Ferreira, do departamento de córnea e cirurgia refrativa do Horp, quando existe um fornecimento adequado de nutrientes às células oculares, elas trabalham melhor. “Para manter a saúde dos olhos em dia, é recomendado o consumo de alimentos ricos em ômega 3 e com vitaminas A e E, como a cenoura, a linhaça e os peixes, por exemplo”, diz a oftalmologista.

Veja algumas dicas de alimentos que podem contribuir com a saúde dos olhos:

Frutas e legumes

Principalmente os das cores laranja, amarelo e vermelho podem contribuir – e muito – para a visão. Isso porque eles são ricos em carotenoides e vitaminas A e C, substâncias que ajudam a prevenir a deterioração da mácula, localizada no fundo do olho. Nesse grupo se encaixam alimentos como: cenoura, maça e laranja.

Folhas verdes

Além de estarem na moda por serem “fitness”, saladas de folhas verdes, como couve, brócolis e espinafre, contribuem para melhorar a visão a distância e facilitam a percepção do brilho por conterem antioxidantes ricos em luteína e zeaxantina. Essas substâncias estimulam a produção de sangue e, com isso, aumentam a quantidade de oxigênio recebido pelas células da retina.

Peixes

Sardinha, bacalhau, salmão e atum são bons estimulantes da circulação sanguínea por serem fontes de ácidos graxos, ômega 3 e das vitaminas A, B6, B12, C, D e E, além de minerais. A ingestão desses alimentos previne a síndrome do olho seco e melhoram a circulação sanguínea na retina.

Ovos

Além de conterem luteína e zeaxantina, o ovo, especificamente a gema, contém vitaminas A, B12 e D e zinco, o que contribui para reduzir os riscos de desenvolver degeneração macular relacionada à idade (DMRI).

Grãos

Castanha do Brasil e semente de girassol estão entre os grãos com grande quantidade de selênio, um antioxidante que combate os radicais livres. O consumo desses alimentos ajuda a prevenir a catarata.





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