16/03/2016 00:00:00

Conheça os sintomas de catarata nos olhos

Doença é comum na terceira idade, mas pode acometer jovens


Segundo a Associação Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa (ABCCR), o termo “catarata” é dado para qualquer tipo de perda de transparência do cristalino – a lente situada atrás da íris (confira na figura abaixo), seja ela congênita, seja adquirida, independente de causar ou não prejuízos à visão.

Mesmo assim, é necessário buscar ajuda médica sempre que sentir dor grave nos olhos ou alguma mudança na visão – já que, na maioria das vezes, a doença não pode ser diagnosticada a olho nu e nem mesmo os sintomas de catarata nos olhos são percebidos facilmente pelos próprios portadores nas suas fases iniciais.

Como não há como evitar a predisposição genética e nem o envelhecimento do cristalino, listamos os sintomas de catarata nos olhos mais comuns aqui. Confira:

Sensação de visão “nublada ou enevoada”;
Maior sensibilidade à luz;
Espalhamento dos reflexos ao redor das luzes;
Percepção de que as cores estão desbotadas.
Os tipos mais comuns são a Catarata Senil, que ocorre em geral com o processo de envelhecimento; a Catarata Congênita, que ocorre por doenças durante a gravidez, atingindo o feto; a Catarata Traumática, que ocorre após acidentes que danificam os olhos; a Catarata Diabética, que, geralmente, tem início precoce e provoca perda visual mais rápida do que a Catarata Senil; e a Catarata Decorrente de medicamentos, principalmente os corticoides, quando usados por longos períodos.

O tratamento indicado para a catarata é uma microcirurgia e consiste em substituir o cristalino opaco por uma prótese denominada lente intraocular (LIO), que pode corrigir problemas já existentes, como miopia, hipermetropia ou astigmatismo.

Agora que você já conhece os principais sintomas de catarata nos olhos, fique atento e procure o médico sempre que sentir necessidade.

 

Fonte/Figura: brascrs.com.br





ULTIMAS
NOTÍCIAS