06/04/2016 00:00:00

Cuidado: coçar os olhos pode lesionar a córnea

O melhor a fazer é não coçar os olhos


Levar as mãos aos olhos pode parecer um ato simples ou até mesmo instintivo, mas cuidado, coçar os olhos não tem nada de inofensivo: é um ato muito perigoso que pode causar sérias lesões.

Segundo a oftalmologista Andrea Azevedo Costa, do departamento de córnea do Horp, a coceira pode indicar alguma alergia ocular. “A alergia ocular ocorre quando ácaros, poeira ou pólen entram em contato com o globo ocular, causando desconforto e irritação”, diz.

A oftalmologista ressalta que coçar os olhos causa irregularidades na córnea. “A córnea é uma estrutura transparente que protege o olho e ajuda na focalização das imagens. Por ser muito delicada, a pressão feita pelos dedos pode causar algumas lesões, levando ao desenvolvimento de doenças como o Ceratocone”, explica.

O Ceratocone é caracterizado pelo afinamento e deformação progressiva da córnea. Segundo Andrea, essa distorção leva ao aparecimento de miopia e astigmatismo. “São indícios de Ceratocone a piora da miopia ou do astigmatismo e a mudança constante no grau de óculos ou lente.”

Para evitar qualquer problema desse tipo, o indicado é não coçar os olhos. Se surgir algum sintoma de alergia, como vermelhidão ou secreção nos olhos, o indicado é procurar um médico especialista. “Apresentar sinais de irritação nos olhos durante vários dias pode indicar algum problema. Nesses casos é necessário buscar uma avaliação mais detalhada com um oftalmologista”, ressalta.





ULTIMAS
NOTÍCIAS