24/02/2016 00:00:00

Cuidados ao fazer maquiagem nos olhos

Uso incorreto causa problemas


Sombra, lápis e rímel. Esses são alguns dos itens básicos para transformar o olhar de uma mulher. No entanto, é preciso ter certos cuidados ao fazer maquiagem nos olhos. O uso indevido pode ocasionar problemas, como olho vermelho, lacrimejamento, fotofobia, prurido e edema da conjuntiva.

E não para por aí. O local em que, normalmente, se passa o lápis contém orifícios das glândulas sebáceas, responsáveis pela secreção do material gorduroso que ajuda na composição da lágrima. Não ter cuidados ao fazer maquiagem nos olhos pode causar a obstrução dessas glândulas e aumentar o risco de inflamação ou infecção local, causando o terçol e a disfunção lacrimal.

O pincel, por exemplo, se chegar a tocar os olhos, pode ocasionar lesão na córnea. É nesse momento que os cuidados ao fazer maquiagem nos olhos entram. Veja algumas dicas que separamos:

Use produtos de boa qualidade;
Verifique o prazo de validade, já que maquiagem vencida em contato com os olhos pode causar conjuntivite tóxica;
Não passe o lápis na parte interna das pálpebras, evitando, assim, a obstrução das glândulas palpebrais;
Retire o produto ao fim do dia com uma gaze com xampu neutro para bebês, diluído em água morna;
Use demaquilantes que não contenham álcool em sua fórmula;
E para manter os olhos sempre saudáveis, não compartilhe cosméticos.
Ainda sobre os cuidados ao fazer maquiagem nos olhos, a blefarite (inflamação das pálpebras) pode ser potencializada pelo uso frequente e errado da maquiagem. Nesse caso, procure um oftalmologista para o tratamento adequado.





ULTIMAS
NOTÍCIAS