02/06/2016 00:00:00

Cuide bem da visão do seu filho

Crianças também precisam ir ao oftalmologista


As crianças, ainda que pequenas, podem apresentar problemas de visão. No entanto, muitos desses problemas são descobertos apenas na idade escolar, o que pode dificultar o tratamento.

Para que as crianças tenham uma boa visão ao longo da vida, as consultas com o médico oftalmologista precisam ser rotina desde os primeiros anos da infância. Segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica, é necessário que avaliações, como o teste do olhinho, sejam feitas a cada semestre até os 2 anos de idade. E mesmo que a criança não utilize óculos, as consultas com o oftalmopediatra devem ser anuais até os 9 anos de idade.

Por meio do teste do olhinho é possível descobrir diversas doenças oculares. Algumas delas precisam de tratamento urgente, como a catarata congênita, que é uma das principais causas de cegueira infantil, e o retinoblastoma, um tumor na retina.  

Se a criança apresenta dificuldades na identificação dos objetos, na percepção da luz, na localização espacial, ou se adota posições estranhas da cabeça quando olha para algo, é possível que tenha algum problema visualPara detectar a causa, a consulta com um oftalmopediatra é imprescindível. Diagnóstico precoce e exames periódicos são itens importantes para manter as crianças com uma visão saudável.





ULTIMAS
NOTÍCIAS