24/08/2016 00:00:00

Higiene das lentes de contato previne problemas

Lentes de contato devem ser higienizadas corretamente


A utilização das lentes de contato é uma boa opção para quem tem dificuldades em enxergar corretamente e não gosta de usar óculos. No entanto, essa facilidade pode se transformar em um grande problema se alguns cuidados deixarem de ser tomados.  

Irritação ocular, conjuntivite alérgica, úlcera de córnea ou, até mesmo, cegueira podem ser causados pela falta de higiene das lentes de contato. Seguir algumas dicas simples é a garantia de manter a visão saudável e nítida.

A falta ou erro na higiene das lentes de contato aumenta a proliferação de bactérias e outros microrganismos que podem gerar graves alergias e infecções nos olhos, como úlceras de córnea. Por isso, é aconselhável lavar as lentes de contato com água e manuseá-las da forma indicada pelo oftalmologista.

Lentes de contato servem para enxergar melhor, o que não acontece durante o sono, não é mesmo?! Quando for dormir, é necessário fazer a higiene das lentes de contato e as guardar no recipiente adequado. Dormir usando as lentes de contato, mesmo com elas limpas, causa reações alérgicas devido à diminuição da lubrificação ocular durante o sono.

Utilizar óculos é uma boa solução para descansar os olhos das lentes de contato após várias horas de uso. Ao aparecer qualquer irritação com o uso das lentes de contato, o oftalmologista deve ser procurado. Casos severos de irritação podem levar à cegueira.

Lembre-se que antes de optar por uma lente de contato, é necessário passar por uma consulta com um médico oftalmologista para avaliar a saúde ocular e escolher as lentes adequadas.  Existem tipos específicos de lente de contato para cada tipo de problema de visão.





ULTIMAS
NOTÍCIAS