05/09/2016 00:00:00

Tempo seco causa irritações que prejudicam os olhos

Utilizar compressas de água gelada ajudam a diminuir a coceira nos olhos


Alergias e problemas respiratórios são problemas recorrentes nos meses de inverno. O tempo seco, predominante em boa parte do país nesta época do ano, além de afetar o sistema respiratório, também deixa os olhos mais vulneráveis a irritações.

O médico oftalmologista Benedito Delsin, especialista do Horp, explica que o clima seco provoca a evaporação das lágrimas de forma mais acentuada, o que diminui a lubrificação dos olhos. Isso abre caminho para Conjuntivite e Síndrome do Olho Seco, que se não forem tratados corretamente podem ocasionar problemas mais graves.

“Com menos lágrimas, os olhos ficam desprotegidos, pois a córnea fica muito exposta ao ambiente. Isso causa vermelhidão, coceiras e sensação constante de um cisco no olho, sintomas comuns na Síndrome do Olho Seco. Caso esse olho desprotegido tenha contato com vírus ou bactérias, é possível desenvolver algum tipo de Conjuntivite”, diz o oftalmologista.

Delsin ressalta que para tratar esses problemas, o paciente não deve se automedicar.  “Em casos de Síndrome do Olho Seco podem ser indicados apenas lubrificantes oculares ou lágrimas artificiais, já algumas Conjuntivites precisam ser tratadas por meio de colírios com antibióticos ou corticoides. Por isso, é imprescindível ter um diagnóstico médico para usar o colírio adequado”, afirma.

Segundo o oftalmologista, o uso óculos de sol, além de proteger os olhos dos raios ultravioletas, ajuda a impedir a evaporação das lágrimas, mantendo os olhos úmidos. “É recomendado também, em ambientes abertos, utilizar compressas de água gelada para diminuir a coceira nos olhos, colocar vasilhas com água ou umidificadores no ambiente para prevenir esses problemas e melhorar a respiração”, finaliza o médico.





ULTIMAS
NOTÍCIAS